MARIA E MARTA ou MARTA E MARIA?
- Rosana Almeida
- 26 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de jan. de 2021
Por vezes minha Maria não tem vez e fico lamentando e compreendendo Marta, pois como poderia deixar ela de receber uma presença tão brilhante em sua casa sem o alinho e o capricho que só uma mulher sabe dar.
E eu não poderia terminar o ano sem falar de uma de minhas passagens favoritas do Evangelho de Jesus Cristo que se encontra em Lucas 10:38-42. Marta era irmã de Lázaro, amigo muito querido de Jesus, e de Maria.
38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou ele numa aldeia; e uma certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
40 Porém Marta andava ocupada com muito serviço, e chegando, disse: Senhor, não te importa que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude.
41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, andas ansiosa e afadigada com muitas coisas,
42 Mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Como já disse, esta é uma de minhas passagens preferidas, às vezes chega a ser a mais. O que escrevo aqui é fruto de reflexão pessoal, muito pessoal. Por vezes minha Maria não tem vez e fico lamentando e compreendendo Marta, pois como poderia deixar ela de receber uma presença tão brilhante em sua casa sem o alinho e o capricho que só uma mulher sabe dar.
Marta andava ocupada com muito serviço, e chegando disse: “Senhor, não te importa que minha irmã me deixe servir só?” Pobre Marta, ela queria servir ao Senhor, da maneira que ela sabia fazer melhor! Entretanto, estou certa que ela também queria usufruir do que Maria estava recebendo. Talvez estivesse até um pouco enciumada ou também queria que Maria a ajudasse e assim terminando logo, poderiam ambas sentar aos pés do Senhor e beber de Seus ensinamentos. De qualquer forma o que vai no meu coração e que me ajuda a ser empática, na verdade me identifico com ela é que às vezes não dá para saber como encerrar as tarefas de Marta. Os serviços da dona de casa nem sempre combinam com os desejos da dona da casa. No versículo 38 fica claro:
E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou ele numa aldeia; e uma certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
Me parece que Maria e Lázaro moravam com a irmã, Marta, e ela, como anfitriã, se sentia responsável pelo bem estar de todos, principalmente por uma visita tão ilustre.
Quando o Senhor responde: Marta, Marta, andas ansiosa e afadigada com muitas coisas, reflito sobre o que preciso aprender com estas palavras?
Marta, Marta, andas ansiosa e afadigada com muitas coisas, Mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte
O Senhor não só não condenou Marta como foi empático. Compreendeu que estava ansiosa e afadigada. Fico pensando como é fácil nos entregarmos a ansiedades desnecessárias e pensamentos indesejáveis quando estamos fartas de tarefas que se não as fazemos elas não se farão sozinhas e depois elas continuarão ali, esperando para serem feitas com mais meia dúzia que brotaram do tempo. Será que estou me fazendo entender? Será que só eu sinto isso?
E ainda, quando Ele diz: Marta, Marta, andas ansiosa e afadigada com muitas coisas, Mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte
Em minha leitura a boa parte não era só a Sua palavra, mas também a Sua presença. Como já disse esta é uma leitura genuinamente pessoal. Cada um deve fazer a sua. Sim, o Mestre estava ensinando que muitas coisas simultâneas geram ansiedade. Uma coisa de cada vez e priorizar o que é mais importante. Mister se faz escolhermos aquilo que nos edificará, que vai se tornar parte de nós e por isso não poderá ser levada.
Os serviços da dona de casa nem sempre combinam com os desejos da dona da casa.
De qualquer forma esta passagem me deixa com gostinho de quero mais ou ainda de conta mais... explica melhor ... Sabem daquelas histórias que as crianças pedem para que os pais contem de novo e de novo e de novo? E isso acontece quando elas ainda não entenderam tudo. Quando estão vivendo o conflito que a história está apontando a solução. Pois então, esta é a minha.
Mestre!! Conta de novo?!
A EDIÇÃO DE DOMINGO da GAZETA INSÔNIA, como todo bom jornal que se preze, será publicada no sábado à noite e terá como seu único assunto o EVANGELHO RESTAURADO DE JESUS CRISTO.
ความคิดเห็น