Outro Tributo à Gratidão
- Rosana Almeida
- 5 de dez. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 12 de dez. de 2020
A súplica de Morôni ao Senhor por se sentir fraco na escrita veio ao encontro de uma situação minha, muito particular.
Das escrituras que estudei nas duas últimas semanas, o trecho que segue abaixo foi o que mais me impressionou e encontra-se no Livro de Mórmon, Éter:12
22 E foi pela fé que meus pais obtiveram a promessa de que estas coisas chegariam a seus irmãos por intermédio dos gentios; portanto, me foi ordenado pelo Senhor, sim, pelo próprio Jesus Cristo.
23 E eu disse-lhe: Senhor, os gentios farão zombaria destas coisas, em virtude de nossa deficiência na escrita; pois, Senhor, tu nos fizeste poderosos na palavra pela fé, mas não nos fizeste poderosos na escrita; pois fizeste com que todo este povo muito pudesse falar, por causa do Espírito Santo que lhe deste;
24 E fizeste com que pudéssemos escrever só um pouco, em virtude da inabilidade de nossas mãos. Eis que tu não nos fizeste poderosos na escrita como o irmão de Jarede, porque fizeste com que as coisas que ele escreveu fossem poderosas como tu, a ponto de dominar o homem que as lê.
25 Tu também fizeste nossas palavras poderosas e fortes, a ponto de não as podermos escrever; portanto, quando escrevemos, observamos nossa fraqueza e tropeçamos por causa da colocação de nossas palavras; e eu temo que os gentios zombem de nossas palavras.
26 E depois de eu ter dito isto, falou-me o Senhor, dizendo: Os tolos zombam, mas lamentarão; e não se aproveitarão de vossa debilidade, porque minha graça basta aos mansos;
27 E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles.
28 Eis que mostrarei aos gentios sua fraqueza e mostrar-lhes-ei que fé, esperança e caridade conduzem a mim — a fonte de toda retidão.
29 E eu, Morôni, tendo ouvido estas palavras, senti-me confortado e disse: Ó Senhor, seja feita a tua justa vontade, pois sei que ages para com os filhos dos homens de acordo com sua fé.
Morôni, último profeta nefita do livro de Mórmon, viveu isolado e sozinho seus últimos 20 anos, guardando e terminando de compilar as placas que seu pai, Mórmon, lhe confiou antes de morrer. Passou o resto dos seus dias errante, não se deixando conhecer pelos lamanitas porque estes matavam os nefitas que não negavam a Cristo.
A súplica de Morôni ao Senhor por se sentir fraco na escrita veio ao encontro de uma situação minha, muito particular. Estou, há alguns anos, atuando, no tempo que posso, na escrita. Chega o tempo em que temos que realizar sonhos que não realizamos por inúmeros motivos. Sou de um tempo muito diferente dos de hoje, quando sonhos eram para serem sonhados apenas ou curtidos como hobby.
Outra crítica que chega muito até mim é: como eu sendo psicóloga posso trocar isso por escrever, pois sendo psicóloga posso ajudar muitas pessoas mais do que escrevendo. Ledo engano. Primeiro, ser psicóloga é condição vitalícia. Isso ninguém me tira mais. Depois na prática profissional atinjo algumas pessoas, de forma particular e individualizada, mas posso ir mais longe escrevendo.
Estou contando isso porque foi uma das minhas preocupações: atingir pessoas e ajudar de algum modo e que a minha atividade literária fosse para a Glória do Pai Eterno e Seu Filho Jesus Cristo.
O Senhor não escolhe os capazes e sim capacita os escolhidos!! Ao contrário de Morôni tenho facilidade para a escrita. Foi um talento que recebi junto com uma boa inteligência, num corpo onde só os braços e mãos são perfeitos. E um cérebro que apesar de suas imperfeições ainda está bem atento e afiado. Então, a resposta já está na pergunta. E minha vida, daqui para a frente, será escrever e colocar este talento a serviço do Senhor Jesus Cristo.
O Senhor não escolhe os capazes e sim capacita os escolhidos!!
Do trecho acima citado um outro parágrafo impressiona-me:
26 E depois de eu ter dito isto, falou-me o Senhor, dizendo: Os tolos zombam, mas lamentarão; e não se aproveitarão de vossa debilidade, porque minha graça basta aos mansos;
Vou repetir com todo o meu respeito: Os tolos zombam, mas lamentarão; e não se aproveitarão de vossa debilidade, porque minha graça basta aos mansos.
... a minha graça basta aos mansos.
Alguém pode ter alguma dúvida que essas são as palavras de um Deus? Ou, são palavras de Deus?
Quem ainda acha que o livro de Mórmon é uma ficção deveria realmente considerar esta conversa entre o Senhor Jesus e Morôni e abrir o coração para ser tocado e ter seu próprio testemunho que o Livro de Mórmon é verdadeiro.
Porque o Livro de Mórmon é verdadeiro.
E finalmente...
27 E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes (destaque meu).
Como a segunda parte desta frase me toca. É como um raio que parte de uma etérea nuvem de força, ganha matéria tangível e penetra no âmago de minh’alma. Preciso dobrar a minha cerviz. Aprender a ser humilde, ainda não está bem. Ainda não está bom. Quero, como o curado da lepra no texto da semana passada, enterrar meu rosto na terra, abaixo do chinelo do Senhor Jesus Cristo e me sentir uma minhoca.
E faço minhas as palavras de Morôni em Éter 12:29
29 E eu, Rosana, tendo ouvido estas palavras, senti-me confortada e digo: Ó Senhor, seja feita a tua justa vontade, pois sei que ages para com os filhos dos homens de acordo com sua fé.
A EDIÇÃO DE DOMINGO da GAZETA INSÔNIA, como todo bom jornal que se preze, será publicada no sábado à noite e terá como seu único assunto o EVANGELHO RESTAURADO DE JESUS CRISTO.
Comments